quarta-feira, 1 de julho de 2009

Colesterol alto: como evitá-lo?

Com isso, milhões de pessoas passarão a tomar medicamentos para o controle dessa doença. Essas novas recomendações expressam:

- para pessoas com alto risco, a recomendação do nível de LDL – colesterol deve ser menor que 100 mg/dl.

- para pessoas com risco muito alto, a recomendação de LDL – colesterol deve ser menor que 70 mg/dl. Esse índice passa a ser considerado quando o paciente de alto risco possui ainda altos níveis de triglicérides ou baixos níveis de HDL- colesterol.

- para pessoas com risco moderadamente alto, recomenda-se que seja menor que 100mg/dl.

“Evitar alimentos ricos em gordura saturada já é meio caminho andado!”

Além de rigoroso controle médico com o uso de medicamentos e exames periódicos, as pessoas que apresentam este quadro devem evitar os alimentos ricos em colesterol. Não controlar a alimentação é tão perigoso quanto a ausência de acompanhamento médico.



Em muitos casos, somente o cuidado com a alimentação já contribui para a diminuição do colesterol sangüíneo. Na hipercolesterolemia, os alimentos ricos em gordura saturada devem ser evitados porque esses alimentos aumentam o colesterol sangüíneo.

Veja abaixo alguns alimentos ricos em colesterol:

- Carnes gordas;
- Bacon, toucinho;
- Gema de ovo;
- Produtos embutidos (salsicha, lingüiça);
- Leite integral;
- Queijos amarelos, como queijo prato, queijo mussarela, parmesão;
- Manteiga, banha, creme de leite;
- Frutos do mar como camarão, lagosta, lagostim, siri, caranguejo;
- Alimentos fritos e
- Doces.

Sabe-se, ainda, que muitos estudos atuais sugerem que alguns alimentos, os chamados funcionais, devem ser incentivados na alimentação diária. Este hábito previne doenças, como as cardiovasculares, por exemplo. Os alimentos funcionais, como o vinho tinto, a soja e a castanha do Pará agem no sentido de diminuir o colesterol sangüíneo. Eles são verdadeiros amigos do seu organismo.

Se você anda como o colesterol elevado, consulte um médico e cuide da sua alimentação. Um nutricionista poderá ajudá-lo montando um cardápio que diminui o colesterol sangüíneo e que previne esse aumento no sangue. Cuide da sua saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário